DESAFIO DA MARI #govegan
- Mariana Esther
- 4 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
Entenda porque reduzir o consumo de carne é uma atitude sustentável!

Esse é o segundo post sobre os nossos desafios :D Não entendeu? Bom, nós acreditamos que propor novos hábitos e comportamentos por meio no nosso empreendimento exige também um comprometimento pessoal. Por isso, eu e a Jú fizemos um auto desafio. No meu caso, eu escolhi reduzir ao máximo o consumo de carne e futuramente tornar-me vegana, além de adotar novas práticas de consumo. Clique aqui para saber mais detalhes!
Antes de falar sobre como têm sido essa experiência acho interessante explicar porque parar de comer carne ou reduzir esse item da sua alimentação é uma atitude sustentável. Particularmente, tomei essa decisão por três motivos: Não contribuir com o impacto ambiental causado pelas grandes criações de gado, não financiar a crueldade animal, e por fim, prezar pela minha saúde.
A preservação do meio ambiente está diretamente ligada ao consumo de carne. A reportagem do site Planeta Sustentável explica com propriedade o motivo dessa relação. Segundo a organização não-governamental Viva!, que atua em defesa dos animais, 70% das áreas desmatadas da Amazônia são usadas para criação de pastos. Isso sem contar o gasto de água de todo o processo de higienização.

Infelizmente, a sociedade têm se distanciado cada vez mais dos processos que envolvem nossa rotina. Desde não saber de onde vem a água que sai da nossa torneira até fingir que a carne que chega ao nosso prato não era um ser vivo. Essas discussões estão ganhando grandes proporções na mídia como no caso do programa Tempero de Família do ator Rodrigo Hilbert, ter exibido o abate de um animal durante um dos episódio. Apesar de ser um caso muito diferente de como acontece nos grandes abatedouros, o choque das pessoas ao ver a cena demonstra o quão alienado e distantes desses assuntos nós estamos.
Criar consciência sobre os processos que os alimentos sofrem antes de chegar a nossa mesa é o primeiro passo. O vídeo abaixo mostra a reaproximação de pessoas que comem carne com os animais. *Não exibe imagens de crueldade animal*
Além de todos os motivos que já falei aqui, ainda existe o fato de eu ter gastrite ): Ou seja, preciso manter uma alimentação muito bem controlada e alguns momentos até restrita. Alimentos industrializados como compotas, conservas e condimentos devem ser evitados, sem contar que tive que abandonar meu amado café </3. Não sei se é o caso de todas as pessoas que também sofrem com a gastrite, mas comer carne sempre me causou um desconforto muito grande durante a digestão. Queimação e dores faziam parte do meu dia a dia. Eu confesso que as vezes é difícil. Receitas com peixe, por exemplo, eram uma das minhas preferidas! Ainda não cortei o consumo por completo pois algumas vezes me permito experimentar uma coisa ou outra. De forma geral, chego a ingerir carne apenas uma vez na semana. MAAS, pretendo tornar-me vegana assim que estiver mais preparada.

Se você ainda não se sente preparado para parar de vez de comer carne, porque não começa aos poucos? Existe uma campanha chamada #SegundaSemCarne que "propõe conscientizar as pessoas sobre os impactos do uso de produtos de origem animal, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores." Se você já tomou sua decisão não se esqueça que alimentação é coisa séria! Não deixe de consultar um nutricionista para te acompanhar e auxiliar nessa transição.
Nós próximos posts irei relatar como têm sido minha nova rotina de alimentação com muitas dicas, receitas e histórias sobre essa nova aventura na minha vida! Não se esqueça de seguir a gente no Instagram, e até o próximo post ;*
Kommentare