top of page
Plants

A MODA COMO FERRAMENTA DE EMPODERAMENTO

  • Mariana Esther
  • 22 de jul. de 2016
  • 4 min de leitura

Quando você descobre que pode usar a moda para se livrar de padrões, criar um estilo próprio e comportamento empoderado.

Cantora Karol Conka

Bom pessoal até agora o Blog das RP'S já falou sobre slow fashion, cosméticos sustentáveis, alimentação vegetariana e até sobre marcas que estão fazendo um trabalho incrível por aí. Nós já conversamos com a Maria Maria, Nicole Bustamante e Maria Tangerina. Por isso, hoje decidi abordar um tema que é fundamental para os nossos ideais, o feminismo! Tenho certeza que muitas pessoas ao lerem essa palavra já irão torcer o nariz e se minar de muitos preconceitos e esteriótipos que são espalhados por aí para desmoralizar o movimento. Mas vamos com calma tá bem? Então tá bem. <3


PRIMEIRAMENTE (fora Temer, rs) para entender o feminismo precisamos compreender antes que vivemos em uma sociedade machista e misógina, ou seja, uma sociedade em que todos os dias milhares de mulheres no mundo inteiro são inferiorizadas, mutiladas, abusadas física e psicologicamente, assediadas e mortas pelo simples fato de serem mulheres. De acordo com uma estatística levantada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública uma mulher é violentada a cada 11 minutos. Esse dado ainda desconsidera as vítimas que não denunciam, quer dizer, a situação é MUITO grave para nós mulheres. Isso sem contar que a violência e a naturalização do machismo não se refletem apenas na agressão em si. Podemos ver o machismo presente nas músicas, nas revistas, nos jornais, na TV, nas redes sociais, nas instituições religiosas, em casa, nas famílias, nas universidades, nas escolas, nas empresas, na indústria da beleza, nos partidos, n... Conseguiu perceber como o buraco é mais embaixo?


O feminismo é um movimento social e político que luta para a garantir a equidade de direitos entre homens e mulheres. O feminismo impulsiona a luta e a resistência pelos direitos das mulheres. Portanto, as feministas não odeiam homens e o feminismo não busca a dominação das mulheres em detrimento dos homens. Dá até vergonha desmentir essas frases, mas existem muitas pessoas que ainda acreditam nessas ideias absurdas. ENFIM, as feministas lutam para que cada mulher seja tratada com igual relevância! Existem diversas vertentes do movimento, uma vez que cada grupo possui suas especificidades, como as mulheres negras, transexuais, lésbicas, bissexuais, mães solo, etc. O importante é entender que por mais que existam diferentes realidades, todas lutam contra a mesma sociedade opressora e patriarcal. Pretendo futuramente falar mais sobre os objetivos do feminismo, mas vamos nos manter no empoderamento por hoje ok? ;)


Esse tema está muito presente em nossas vidas, inclusive, nossa futura marca pretende trabalhar com o empoderamento feminino <3 Ultimamente tenho pensado como meu olhar sobre moda, estética e beleza mudaram depois que me reconheci feminista. Comecei a questionar principalmente meus hábitos de consumo e comportamento com outras mulheres. No final acabei percebendo que eu estava apenas seguindo um fluxo de tendências e imposições exclusivamente para me sentir aceita.


Quer um exemplo? Sapatos de salto. Sempre achei lindo e maravilhoso! Mas no momento em que eu os vestia para sair de casa minha cabeça já gritava "MIGA SUA LOUCA, ta com dor no pé aí só pra pagar de bonita?". Depois de passar noites angustiantes me apoiando nas pessoas e nas paredes de tanta dor eu pensei, BASTA!

Um ano sem colocar um salto no pé e me sentindo maravilhosa <3 No último mês resolvi fazer um teste e decidi usar um salto teoricamente confortável que estava há dois anos no meu armário. Resultado: Bolhas nos dedos e uma dor absurda na sola do pé ¬¬" E ainda existem empresas que obrigam suas funcionárias a se submeterem a isso (leia aqui)!


Então manas, o recado é simples: Use e seja o que te faz REALMENTE feliz! É óbvio que o feminismo é muito mais do que só o empoderamento. Ele é luta, resistência, ativismo, sororidade, inclusão e muitas outras coisas. No entanto, se tem uma coisa que eu aprendi é que a mudança no mundo começa em nós mesmas. A moda, o estilo e a beleza já estão dentro de você. Faça o teste e comece a repensar quem você é de fato. Abra sua cabeça para possibilidades que antes não enxergava. Você não precisa estar maquiada se não quiser, usar o que não quiser e muito menos sofrer apenas para se sentir aceita. Eu sei que é difícil, na verdade é uma luta todos os dias. Mas acredite, sua felicidade plena vale muito mais do que isso.

Vou listar aqui inspirações que estão me ajudando nesse processo de autoconhecimento que podem ajudá-las também:


- Nátaly Neri: Já falei dela em outro post mas vale a pena citar essa maravilhosa novamente! No seu canal, Afros e Afins, a Nátaly fala sobre empoderamento feminino em especial para mulheres negras e também sobre compras em brechó. Umas das minhas maiores inspirações <3


- Oficina de Estilo: A Cris e a Fê são sensacionais. Além da pegada consciente que a gente ama elas trabalham exatamente com a questão de repensar seu estilo e se descobrir. Vem conferir <3

- Carla Lemos: Autora do blog Modices a Carla fala também sobre feminismo e moda consciente. Palavras não expressão nossa admiração por ela *-*

- Jout Jout: No seu canal a Jout Jout não fala necessariamente sobre moda mas ela é uma grande referência para você que está começando a olhar para o feminismo (ou para o mundo) com outros olhos. Engraçadona, diferentona e lacradora definem essa musa.

- Modefica: Esse blog é uma dica chave! A criadora Marina Colerato discute diversas questões sobre moda consciente e feminismo.


- Karol Conka: Cantora negra e empoderada que espalha tombamento por esse Brasil! O estilo dessa mulher é ofuscante. Inspiração forte pra quem quer fugir um pouco do basicão!


- NOT YOUR BABE: Conheci essa marca alguns dias atrás e já estou apaixonadíssima. Gente, olha essas camisetas e pins <3 Quer algo mais empoderador do que isso? Atemporal e fabuloso.

UFA! Esse post foi quase um desabafo hein. Há tempos eu quero falar sobre isso com vocês e estou feliz que o tenha feito :D Espero que tenham gostado de ler assim como eu gostei de escrever. Não se esqueçam de que todo esse processo de autoconhecimento é importantíssimo e muito intenso! Então vai com calma mana! E se quiser dar aquela desabafada ou conversar mais sobre a moda como ferramenta de empoderamento é só chamar a gente por inbox ou mandar um e-mail ;) Até o próximo post ;*

-Siga a gente no Instagram e curta nossa fanpage no Facebook-


Comentarios


pOSTS 

RECENTES

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
bottom of page